quinta-feira, 23 de agosto de 2012


CARTA ABERTA À COMUNIDADE DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS PARANAGUÁ.

Devido ao retorno às aulas, por parte de alguns professores, a partir do dia 15 de agosto de 2012, o Comitê de Greve do Campus Paranaguá, do Instituto Federal do Paraná, decidiu prestar o presente esclarecimento aos alunos, pais e servidores.
No dia 27 de julho de 2012, a ampla maioria dos professores do Instituto Federal do Paraná decidiu, através de voto em plebiscito, rejeitar a segunda proposta do governo federal aos docentes das instituições federais de ensino. O Campus Paranaguá decidiu manter-se em estado de greve, após assembleia em 03 de agosto de 2012.
No dia 06 de agosto de 2012, em uma reunião realizada pelo Conselho Estadual do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná (SINDIEDUTEC), em Curitiba, com a presença de estudantes, técnicos administrativos, docentes e representantes de campi do Instituto Federal do Paraná, o referido Conselho Estadual votou e decidiu aceitar o acordo com o governo federal, bem como deliberar pelo retorno às aulas, o que contrariou a posição de sua própria base.
Diante dessa situação, professores do Campus Paranaguá reuniram-se em assembleia, no dia 10 de agosto de 2012, e decidiram manter-se em estado de greve, principalmente porque muito de nossas pautas nacionais e locais não foram atendidas e por compreender que a posição do Conselho Estadual representou um desrespeito à decisão da ampla maioria dos professores do Instituto Federal do Paraná. Inclusive, nesse mesmo dia, com o auditório lotado, a maioria dos pais e alunos manifestou seu apoio à continuidade de nossa greve. 
Não obstante a legitimidade da decisão da maioria dos professores do Campus Paranaguá pela manutenção da greve, alguns professores optaram por retornar às suas atividades em sala de aula e suspender a greve a partir do dia 15 de agosto de 2012.
O Comitê de Greve do Campus Paranaguá respeita a posição desses professores, porém permanece firme em suas convicções. A situação de greve é desgastante para todos, professores, pais, alunos e servidores, mas é o momento oportuno que temos para lutar por melhores condições de ensino. Somos cientes de nosso compromisso com uma educação de qualidade para a região e de nossa responsabilidade como professores do Instituto Federal do Paraná. Por isso, ao término da greve, faremos a devida reposição das aulas e aproveitamos para reafirmar o compromisso com o ensino que nossos alunos merecem.
À luta!
Comitê de Greve do Campus Paranaguá
Paranaguá, 22 de agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário