Em Assembleia Geral realizada
nesta quarta feira, 13 de junho de 2012, os docentes do Instituto Federal do
Paraná, Câmpus Paranaguá, deliberaram sobre a instalação da greve e organização
do Comitê de Ética, o qual orientará alguns procedimentos relativos às
atividades consideradas essenciais durante a greve. O Comitê se dirige aos
Docentes do Câmpus Paranaguá, entendendo que o direito de greve se constitui no
direito inalienável dos trabalhadores públicos ou privados.
Ressalta-se também o respeito
mútuo entre os servidores do Instituto que aderiram ou não a greve, e lembramos
que os prováveis avanços nas discussões ou possíveis ganhos serão
compartilhados com toda a categoria sem distinção. Da mesma forma alguns ônus
ou problemas que possam acontecer neste período de greve também poderão ser
compartilhados entre todos os docentes. Por fim, é fundamental respeitar os
alunos do Câmpus Paranaguá para que estes não sejam excessivamente prejudicados
com as paralisações.
Assim, nesse primeiro momento,
esse Comitê compreende que as atividades no Câmpus Paranaguá estão assim
organizadas:
ATIVIDADES SUSPENSAS:
- Aulas de graduação, médio integrado,
subsequente, técnico e proeja;
- Defesas de TCC e atividades de
Monografias;
- Reuniões ordinárias de órgãos colegiados.
ATIVIDADES COM FUNCIONAMENTO TOTAL OU PARCIAL (CONSIDERADAS ESSENCIAIS):
- Pesquisa: atividades de pesquisa, relatórios
para outras instituições parceiras no desenvolvimento de pesquisas,
orientação de alunos, controle de estagiários, manutenção dos
laboratórios, reuniões do COPE, podem continuar suas atividades, porém,
deve-se respeitar o posicionamento individual do servidor caso este opte
por parar neste período de greve;
- Atividades de extensão: manutenção de
algumas dessas atividades, porém, deve-se respeitar o posicionamento
individual do servidor caso este opte por parar neste período de greve;
- Eventos e Saídas de Campo: manutenção dos
eventos previamente agendados, porém, relatórios, atividades de avaliação
ou qualquer outra atividade relacionada ao ensino poderão ser feitos
somente após o período de greve;
- Reuniões de Conselhos Departamentais, Assembleias
de Departamento e Colegiados: somente haveria sentido esse tipo de
atividade, isto é, o comparecimento dos docentes à convocação para alguma
atividade deste tipo caso a direção do Câmpus Paranaguá ache ser extraordinária
e inadiável;
- Reuniões do PPP: somente haveria sentido
esse tipo de atividade, isto é, o comparecimento dos docentes à convocação
para alguma atividade desta Comissão caso a direção do Câmpus Paranaguá
ache ser extraordinária e inadiável;
- Estágios probatórios: manutenção das
comissões relacionadas a este tema somente por questões legais;
- Atividades de pós-graduação: manutenção
das atividades e do calendário de aulas, uma vez que tais atividades estão
ligadas a pesquisa e, sobretudo, por
envolver professores convidados de outras instituições. Novamente respeita-se o posicionamento
individual do docente do Câmpus Paranaguá,
caso este opte por parar neste período de greve;
- Concursos e editais em andamento com data
anterior a este período de greve: manutenção dessas atividades;
- Atendimentos das atividades
administrativas do Câmpus, seguindo as orientações do Cômite de Ética dos
Técnicos Administrativos deverão ser mantidos.
Eventuais dúvidas e esclarecimentos sobre situações não previstas serão
objeto de orientações deste Conselho de Ética e quando couber ou for
necessário, poderão ser encaminhadas para deliberações nas próximas Assembleias
Gerais dos Servidores do Instituto Federal do Paraná, Câmpus Paranaguá.
Paranaguá, 14 de Junho
de 2012.
COMITÊ DE ÉTICA
IFPR – CÂMPUS PARANAGUÁ
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