quinta-feira, 14 de junho de 2012

INFORMATIVO 001 – COMITÊ DE ÉTICA IFPR – CÂMPUS PARANAGUÁ




Em Assembleia Geral realizada nesta quarta feira, 13 de junho de 2012, os docentes do Instituto Federal do Paraná, Câmpus Paranaguá, deliberaram sobre a instalação da greve e organização do Comitê de Ética, o qual orientará alguns procedimentos relativos às atividades consideradas essenciais durante a greve. O Comitê se dirige aos Docentes do Câmpus Paranaguá, entendendo que o direito de greve se constitui no direito inalienável dos trabalhadores públicos ou privados.

Ressalta-se também o respeito mútuo entre os servidores do Instituto que aderiram ou não a greve, e lembramos que os prováveis avanços nas discussões ou possíveis ganhos serão compartilhados com toda a categoria sem distinção. Da mesma forma alguns ônus ou problemas que possam acontecer neste período de greve também poderão ser compartilhados entre todos os docentes. Por fim, é fundamental respeitar os alunos do Câmpus Paranaguá para que estes não sejam excessivamente prejudicados com as paralisações.

Assim, nesse primeiro momento, esse Comitê compreende que as atividades no Câmpus Paranaguá estão assim organizadas:



ATIVIDADES SUSPENSAS:

  •  Aulas de graduação, médio integrado, subsequente, técnico e proeja;
  •  Defesas de TCC e atividades de Monografias;
  •  Reuniões ordinárias de órgãos colegiados.



ATIVIDADES COM FUNCIONAMENTO TOTAL OU PARCIAL (CONSIDERADAS ESSENCIAIS):

  •  Pesquisa: atividades de pesquisa, relatórios para outras instituições parceiras no desenvolvimento de pesquisas, orientação de alunos, controle de estagiários, manutenção dos laboratórios, reuniões do COPE, podem continuar suas atividades, porém, deve-se respeitar o posicionamento individual do servidor caso este opte por parar neste período de greve;
  •  Atividades de extensão: manutenção de algumas dessas atividades, porém, deve-se respeitar o posicionamento individual do servidor caso este opte por parar neste período de greve;
  •  Eventos e Saídas de Campo: manutenção dos eventos previamente agendados, porém, relatórios, atividades de avaliação ou qualquer outra atividade relacionada ao ensino poderão ser feitos somente após o período de greve;
  •  Reuniões de Conselhos Departamentais, Assembleias de Departamento e Colegiados: somente haveria sentido esse tipo de atividade, isto é, o comparecimento dos docentes à convocação para alguma atividade deste tipo caso a direção do Câmpus Paranaguá ache ser extraordinária e inadiável;



  •  Reuniões do PPP: somente haveria sentido esse tipo de atividade, isto é, o comparecimento dos docentes à convocação para alguma atividade desta Comissão caso a direção do Câmpus Paranaguá ache ser extraordinária e inadiável;
  •  Estágios probatórios: manutenção das comissões relacionadas a este tema somente por questões legais;
  •  Atividades de pós-graduação: manutenção das atividades e do calendário de aulas, uma vez que tais atividades estão ligadas a pesquisa e, sobretudo, por  envolver  professores convidados  de outras instituições.  Novamente respeita-se o posicionamento individual do docente do Câmpus  Paranaguá, caso este opte por parar neste período de greve;
  •  Concursos e editais em andamento com data anterior a este período de greve: manutenção dessas atividades;
  •  Atendimentos das atividades administrativas do Câmpus, seguindo as orientações do Cômite de Ética dos Técnicos Administrativos deverão ser mantidos.

Eventuais dúvidas e esclarecimentos sobre situações não previstas serão objeto de orientações deste Conselho de Ética e quando couber ou for necessário, poderão ser encaminhadas para deliberações nas próximas Assembleias Gerais dos Servidores do Instituto Federal do Paraná, Câmpus Paranaguá.



Paranaguá, 14 de Junho de 2012.







COMITÊ DE ÉTICA

 IFPR – CÂMPUS PARANAGUÁ

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