quarta-feira, 5 de setembro de 2012


AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE GREVE

1) CRESCIMENTO DO INDIVÍDUO ENQUANTO SER POLÍTICO E SOCIAL E DO GRUPO ORGANIZADO
Uma das coisas fundamentais neste processo de greve é em como nós, enquanto seres políticos e sociais crescemos, nos desenvolvemos, nos construímos, nos mostramos. Estar em processo de greve foi crescer politicamente, para podermos defender nossos pontos de vista. A greve machuca, mas traz ganhos peculiares e inerentes ao ser humano. Um deles é que depois de um processo democrático de luta como esse o importante foi podermos ter participado efetivamente, lutando por nossos direitos e fazendo-os serem cumpridos.

2) PAUTA LOCAL DE REIVINDICAÇÕES
Com a greve conseguimos nos organizar para tentar resolver nossos problemas locais, e assim conseguirmos oferecer à comunidade uma educação de qualidade, preocupação central dos docentes do Câmpus Paranaguá-IFPR.  É importante destacar que as demandas do Câmpus Paranaguá vêm sendo discutidas ao longo destes quatro anos de existência. Porém, durante o processo de greve, todos os pontos de pauta foram amplamente discutidos e aprofundados. Nesse sentido foi primordial a participação dos alunos, pais, técnicos e docentes nesse processo de construção. O documento oficial tratando da pauta de reinvindicações do Câmpus Paranaguá foi entregue ao Reitor Prof. Dr. Irineu Colombo na data de 29 de agosto do corrente ano. A entrega da pauta foi seguida de uma audiência com o Reitor, Pró-reitores e representantes do comando de greve dos Câmpus Londrina e Paranaguá. Nesta oportunidade foram apresentados os pontos de pauta dos Câmpus, os quais foram amplamente discutidos. Cabe lembrar que neste encontro, o Reitor legitimou o movimento de greve dos Câmpus Londrina e Paranaguá e nos ofertou assento no grupo de trabalho da administração geral. O Prof. Colombo também ofereceu espaço em sua agenda para uma nova audiência com a direção do Câmpus Paranaguá e representantes do comando local de greve para debater sobre os pontos específicos do Câmpus. Sem dúvida, duas vitórias do nosso movimento. 
Outro documento referente a pauta local do Câmpus Paranaguá foi entregue para o Diretor Geral,  Prof. Dr. Roberto Teixeira Alves. As pautas estão publicadas no nosso blog de endereço http://greveifprpgua.blogspot.com.br/.

3) ORGANIZAÇÃO DE UM MOVIMENTO ESTUDANTIL
Durante o período de greve os estudantes Câmpus Paranaguá do IFPR tiveram a oportunidade de integração com outros movimentos estudantis já consolidados. Foram realizados encontros com representantes do movimento estudantil da UFPR, Fafipar e com outros jovens representantes de lideranças de movimentos sociais e culturais da região. Nessas oportunidades os estudantes receberam apoio para se organizar enquanto Movimento Estudantil. Durante esse momento de amadurecimento político, os alunos realizaram assembleias, ganharam identidade, oficializaram o movimento, construíram documentos como o manifesto “Exigimos Respeito” e uma pauta de reivindicações. Durante todo o processo de greve o Movimento Estudantil realizou várias mobilizações, ganharam grande visibilidade na mídia e tornaram público sua pauta de reivindicações.

4) ABERTURA DAS DISCUSSÕES SOBRE NOSSA ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO SINDICAL
Os docentes do Câmpus Paranaguá realizaram várias assembleias, durante o período de greve, onde foram discutidas questões sobre a atual representação sindical do IFPR junto ao Governo Federal, a carreira docente, as políticas públicas de expansão da rede federal e a pauta local. Essa experiência possibilitou um enriquecimento político, uma maior aproximação com servidores de outros Câmpus e com outras lideranças sindicais participantes do movimento nacional de greve. Todas essas discussões deram início ao fórum de discussões entre os docentes dos vários Câmpus do IFPR para tratar sobre nossa carreira e a escolha da representação sindical mais apropriada a nossa identidade institucional.


A GREVE ACABA, MAS O MOVIMENTO CONTINUA

À LUTA PELA EDUCAÇÃO FEDERAL PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE

À LUTA PELO CUMPRIMENTO DA LEI 11892/08


MOVIMENTO DOCENTE IFPR-CÂMPUS PARANAGUÁ

COMANDO LOCAL DE GREVE

Nenhum comentário:

Postar um comentário