quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PAUTA LOCAL ENTREGUE AO REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ


Ao
Magnífico Reitor do Instituto Federal do Paraná - IFPR
Prof. Dr. Irineu Mario Colombo
C/C: Prof. Dr. Roberto Teixeira Alves
Diretor Geral do Campus Paranaguá

Senhor Reitor,
Ao cumprimentar V. Magª., os docentes do Instituto Federal do Paraná - Câmpus Paranaguá, reunidos em 24/08/2012 elaboraram a pauta de reivindicações durante o estado de greve, que esperamos ser atendidas o mais breve possível:


1.    INFRA-ESTRUTURA DO CÂMPUS

a)    RESTAURANTE ESTUDANTIL
O Câmpus Paranaguá funciona em três períodos, iniciando as atividades a partir das 7h30min até as 23h05min, no entanto, dispomos de um espaço para refeitório que atualmente não está em funcionamento. Somando-se a isso, o Câmpus localiza-se em uma região com pouca infraestrutura, distante do centro urbano da cidade. Nesse sentido, é necessário buscar soluções para atender a demanda dos estudantes e servidores quanto à alimentação. A real demanda aponta para a implantação de um restaurante estudantil subsidiado;

b)   GINÁSIO DE ESPORTES
Desde 2008, nossos estudantes não dispõem de um espaço para a prática de esportes no Câmpus, contrariando a LDB, a qual institui a educação física como parte das disciplinas obrigatórias na educação básica, além de ser um espaço que deveria se caracterizar como inclusão da comunidade externa ao Câmpus. A demanda por um Ginásio de Esportes também é uma das principais reivindicações de pais e alunos do Câmpus Paranaguá;

c)    BIBLIOTECA
O Câmpus hoje conta com uma biblioteca de espaço físico limitado, não dispondo de salas reservadas para estudos, espaços individualizados e local apropriado para leitura de periódicos. Além disso, não dispõe de um acervo bibliográfico suficiente para atender a demanda de todos os cursos, especialmente aqueles que dependem da avaliação do MEC para reconhecimento do Curso. Nesse sentido, é necessária a construção de uma nova biblioteca que atenda satisfatoriamente a comunidade interna e externa;

d)   LABORATÓRIOS E SEUS DEVIDOS EQUIPAMENTOS
Atualmente, contamos com laboratórios de química, física, biologia, informática, mecânica, eletromecânica e aquicultura. Com tudo é necessária a criação de novos laboratórios de ensino, pesquisa e extensão, devidamente equipados para atender a comunidade acadêmica. Aparelhamento dos laboratórios já existentes e contratação de corpo técnico qualificado para manutenção e auxílio nas atividades de ensino e pesquisa;

e)    ACESSO E GESTÃO DA REDE DE INTERNET
Oferecer internet de qualidade para docentes, discentes e técnicos administrativos, voltada às necessidades locais. É importante também a descentralização da administração da rede, permitindo uma melhor utilização dos recursos computacionais, tais como: hospedagem de páginas de cursos, páginas de professores e projetos, servidores de processamento;

f)    OBRAS DE INFRAESTRUTURA
Estabelecimento e divulgação de um cronograma formal sobre o andamento dos processos de licitação e execução das obras de infraestruturas previstas, mantendo a comunidade dos Câmpus informada sobre atual de cada processo em andamento.


2.    CONTRATAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE SERVIDORES

a)    VAGAS DE DOCENTES
Condizente com número de cursos ofertados e com o planejamento de expansão do Câmpus para atender de forma satisfatória todas as modalidades e especificidades dos cursos e níveis de ensino existentes no Campus;

b)   VAGAS DE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS
Em número suficiente para atender de forma adequada as necessidades do Câmpus, como por exemplo: ampliação dos serviços da secretária acadêmica para atender os cursos de ensino médio, superior e pós-graduação; técnicos de laboratórios e pelo menos mais um pedagogo para integrar a equipe pedagógica;

c)    NAPNE
Composição do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas (Napne) que ingressam na instituição. Os alunos do IFPR Paranaguá que necessitam de qualquer tipo de atendimento especial, não estão sendo atendidos (desde 2008) por falta de profissionais qualificados. Desse modo, é urgente a contratação de profissionais para compor o NAPNE do Câmpus, tais como: psicopedagogo, assistente social e psicólogo;

d)   PLANO DE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIDORES
Regulamentação dos afastamentos para capacitação profissional dos docentes e técnicos, bem como a criação de políticas de incentivo e fomento para viabilizar a participação de servidores em eventos e congressos científicos.


            3. ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

a)    ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE X CARGA HORÁRIA
O trabalho docente de qualidade implica em uma distribuição da carga horária de forma coerente. É importante lembrar que o tempo deve ser dividido entre atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas. A Resolução 002/2009 é o documento que atualmente estabelece as diretrizes para gestão das atividades de ensino, pesquisa e extensão no IFPR, no entanto, este documento não contempla de forma clara alguns itens, como por exemplo: tempo destinado a atividades administrativas de coordenação de cursos, áreas, participação em comissões etc. Portanto, é urgente a abertura das discussões com participação dos docentes para dar encaminhamento na readequação da Resolução 002/2009, para que seja assegurada a qualidade do trabalho docente nesta instituição.

b)   POLÍTICAS DE INCENTIVO ÀS ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO
Recentemente foram divulgados editais internos de incentivo à pesquisa e extensão, em que foram solicitadas cargas horárias “extras” para sua execução.  Solicitamos que as políticas de incentivo sejam compatíveis com a carga horária destinada para essa finalidade, 16 horas semanais (Resolução 002/2009). Desse modo garantindo a qualidade no trabalho e respeitando a carga horária de 40 horas semanais.

c)    Solicitamos também que seja incentivada a criação de projetos ou programas de extensão que tenham impacto significativo na comunidade local onde os Câmpus estão inseridos, observando as vocações de cada Câmpus e as necessidades regionais, como por exemplo: criação de centro de línguas, programas permanentes voltados à prática esportiva, saúde, arte e cultura, inclusão digital.

d)   FUNDAÇÃO
A criação de uma fundação no IFPR é muito importante para garantir a flexibilização da gestão dos recursos destinados aos projetos de pesquisa e extensão.

4.  Desenvolvimento Institucional, Recursos Financeiros e Projetos Institucionais

a)    PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI)
A elaboração desse documento deve envolver a participação de todos os Câmpus do IFPR, e esse documento deve ser utilizado como uma ferramenta de gestão, dando transparência e orientando todas as ações institucionais;

b)   POLÍTICAS DE EXPANSÃO DOS CÂMPUS
Deve-se garantir e priorizar os investimentos na infraestrutura dos Câmpus já existentes, antes da criação de novos Câmpus, como forma de assegurar as condições de bom funcionamento e a qualidade dos serviços;

c)    GESTÃO PARTICIPATIVA
Solicitamos o planejamento participativo na gestão da Instituição quanto aos recursos financeiros, com elaboração de políticas e critérios claros para distribuição de recursos financeiros e participação direta no orçamento da instituição;

d)   DESCENTRALIZAÇÃO DO PROCESSO DE COMPRAS E LICITAÇÕES
Solicitamos que todos os processos de compras e licitações aconteçam de forma descentralizada, ou seja, que cada Câmpus tenha autonomia para efetuar suas compras e licitações a qualquer tempo se responsabilizando pela gestão de seus recursos;  

e)    GESTÃO DE RESÍDUOS
Solicitamos a elaboração de um programa institucional de gestão de resíduos para atender os Câmpus quanto ao descarte de materiais de laboratório, reciclagem de materiais, definição de local apropriado para descarte de pilhas, baterias e materiais contaminantes (lâmpada de mercúrio, pilhas de cádmio etc);

f)    EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E ECOEFICIÊNCIA
Solicitamos a elaboração de um programa institucional voltado às questões de sustentabilidade, que visa, por exemplo: aproveitamento da água da chuva, otimização do consumo de energia elétrica através de adaptações nas estruturas já existentes (lâmpadas acionadas através de sensor de presença) e melhor planejamento das futuras construções.   



Sem mais.
Paranaguá, 24 de agosto de 2012.
Comando Local de Greve – Campus Paranaguá - IFPR.

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